Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Circuito Athenas - Etapa 1 - 5k/10k


13 de maio de 2012
São Paulo – Marginal Pinheiro

Já informo que este post não será pequeno. Diferentemente de todas as outras provas esta tem muita história.




Prólogo

Posso afirmar que deixei de me lamentar nos posts e tomei a decisão de treinar mais um dia com o Clube da Corrida. Faz somente três semanas mas já sinto pequenas melhoras.

O Circuito Athenas já estava no meu pensamento desde ano passado e já havia combinado com alguns amigos participar do mesmo neste ano. A proposta deste circuito é de aumentar a quilometragem em três etapas, podendo escolher entre 5/8/10k ou 10/16/21k assumindo um compromisso com sua evolução. Melhor ainda quando o Clube da Corrida decidiu participar deixando para nós corredores somente a tarefa de pensar na corrida (staff cuidando de toda a logística).

Claro que nem tudo é perfeito. A corrida caiu no dia das mães (além de aniversário da minha mãe). Só isso já seria um problema, mas teve um ingrediente a mais. Toda família resolveu passar o dia das mães em um hotel em Monte Alegre do Sul. Muita conversação em casa e a compreensão da família e tudo resolvido. Ficaria com eles sexta e sábado, voltava para casa à noite e no domingo retornava ao hotel para o almoço. Só precisaria contar com a sorte de tudo ocorrer dentro do cronograma idealizado pelo nosso coach o qual reproduzo pela riqueza de detalhes:

04:15h - Recepção do atletas e estacionamento dos carros junto ao Portão 7. o Sr. Pedro vai olhar os carros pra nós no dia da prova (contribuição voluntária)
04:30h - Saída do Onibus rumo a SP (SEREMOS PONTUAIS NA SAÍDA)
05:20h - Previsão de parada Frango Assado Bandeirantes (15' para café e banheiro)
06:00h - Previsão de parada do ônibus nas proximidades do evento
06:10h - Chegada a Arena do Evento
06:30h - Aquecimento com os treinadores do Clube da Corrida
06:45h - Foto Oficial
06:50h - Dispersão para a largda
07:00h - largada Circuito Athenas - Boa prova a todos!!!
09:00h - Previsão máxima de saída do ônibus de volta para Campinas
10:30h - Previsão máxima de chegada em Campinas


A noite anterior a prova

Conversando com o pessoal que correu ninguém dormiu ou dormiu muito pouco. Eu cheguei de viagem, arrumei a mochila e fui para cama às 23:00. O medo de perder o horário somado a ansiedade faz com que você tenha um sono leve, atento a qualquer barulho. E assim foi tudo muito rápido. Ainda me lembro de olhar o relógio por volta da uma da manhã e então acordar às 3:30.


Ponto de encontro Portão 7 – Lagoa do Taquaral

Já havia uns gatos pingado lá no Taquaral quando cheguei. Todos estavam devidamente escondidos dentro dos carros fugindo do frio. E com o tempo os demais foram chegando. Só não chegava o nosso transporte. Saímos quase 5 horas da manhã. Sinal de alerta.



A viagem

Pensei que conseguiria dormir. Muita conversa, entrega de kits e ansiedade no ar. Já vimos que chegaríamos em cima da hora e já fomos nos trocando durante a viagem. Estava tão escuro que não dava  para ter uma ideia do tempo lá fora.

Paramos no Frango Assado e foi interessante quando descemos do ônibus. Os que estavam no restaurante nos olharam como ET´s pensando: de onde surgiu este bando de shorts e camiseta azul.


Hora de fazer um lanche, no meu caso um tradicional café com pão na chapa. Este pão na chapa do Frango Assado é enorme.

Após lanche e pitstop no banheiro voltamos para o ônibus. Ainda escuro. Neste momento começou uma ansiedade e nervosismo transformado em mal estar, dor no estômago.

Por ser uma prova reconhecidamente rápida, existia no ar a possibilidade de se fazer bons tempos. No grupo tinha muita fera e o papo de vou quebrar meu record, fazer meu melhor tempo era comum. Isto me deixou ainda mais pressionado a fazer o meu melhor.

Quando entramos na marginal começamos a ver a cor do dia: escura e com garoa. Pelo horário já vimos que não teríamos condição de aquecer e com sorte chegaríamos para largada. O jeito foi se alongar no corredor do ônibus da melhor maneira possível.

Chegando próximo do evento congestionamento. Ansiedade ficou maior ainda. Por sorte deve ter havido algum atraso na organização o que permitiu que saltássemos do ônibus e já fossemos trotando para linha de largada aquecendo.


Largada

O tempo estava quase perfeito. Frio não muito forte e ameaçando garoa o que aconteceu no percurso. Incomodou na largada o cheiro de esgoto do Pinheiros. Estava muito forte.

Conseguimos nos posicionar bem na frente. Cada um fazendo seu alongamento e preparação final. Executaram o hino nacional brasileiro e anunciaram dois minutos. Todos por perto se confraternizaram desejando uma boa corrida e aguardamos o sinal. Pronto, agora é só correr.

Combinamos eu, Augusto e Renato de sairmos juntos, mas os dois saíram muito forte e recuei mantendo um ritmo apropriado e seguro. Atrás, ouvi Rodrigo falar para Marina, “estamos muito rápido ...”, e foi só. A partir deste momento seria eu e a corrida.


A Corrida

Foi só iniciar a corrida e toda angustia e pressão passaram. Agora era seguir uma estratégia progressiva o que não ocorreu. Comecei em um ritmo forte e diminuía este ritmo com o passar dos quilômetros.

O que me estranhou neste tipo de prova foi correr em reta sem saber o final. É incrível. Como não tem curva e o caminho não é familiar parece que 5k é muito maior do que os 5k do Taquaral. Como foi longo os primeiros 5k. Por volta dos 3,5k já começava a aparecer no contra-fluxo o pessoal mais rápido. Foi um alívio pois foi uma distração boa procurar pelos amigos mais rápidos.

Durante a corrida vários postos de hidratação bem colocados e um posto com gatorade por volta do quarto quilômetro.

Finalmente na pista oposta para os últimos 5k. Continuando a ver os amigos do Clube da Corrida e cada um incentivando o outro à medida que nos encontrávamos. Isto é muito bom na corrida.

Ví na frente a Pri e forcei para encostar. Por volta do quilômetro 7 já estava lado a lado e mantivemos o pique até os 500 m finais quando acelerei um pouco. 

No quilometro 7 meu Garmin parou e fiquei descontrolado sem ter como basear o andamento da corrida. Dá um nervoso total pois fiquei sem parâmetros. 

Ansiedade pela placa do 8 e 9k para acelerar mais um pouco mas ao mesmo tempo medo de quebrar.

Cansei até. A foto ao lado representa bem meu cansaço já no final (com os laranjas atrás de mim).

Cruzei a linha de chegada sem ter certeza do tempo feito. Augusto estava lá na chegada e falou que eu tinha conseguido o tempo desejado. Fiquei por lá recuperando  o fôlego e esperando outros do Clube chegar.


Pós prova

Apreensivo sem saber o tempo, nos dirigimos para arena montada. Estrutura muito boa com massagem, fotos para o dia das mães, lojas entre outros.

Eu estava molhado. Durante a prova fui jogando água na cabeça para energizar. Adicione o frio e  a chuva fina para completar o desejo de uma roupa quente que estava no ônibus. 

Ficamos na arena por volta de 1 hora aproveitando as atrações e agrupando o pessoal. Tiramos uma bela foto, toda equipe azul, e fomos para o ônibus.



A volta

A volta foi festiva. Pessoal do fundão comandado pelo Ligeirinho abrindo as heinekens, todos trocando de roupa dentro das possibilidades para aquecer, e alguns apesar do barulho dormindo. 

Obs: Como é possível ver na foto ao lado, prepare todo o seu material com muita luz no dia anterior para não pegar a toalha de suas filhas.

 No meio do caminho SMS nos celulares com o tempo da corrida. 

Todos com certeza ficaram contentes com os tempos apresentados. Consegui meu objetivo de julho. Correr na casa dos 55´ o que me deixou extremamente contente. Sei que não devo conseguir este tempo em outras provas não retas mas já mostra resultado dos treinos e aumenta a autoestima e vontade de treinar mais.

Chegamos em Campinas no horário planejado. Dispersão. Casa. Banho. Voltar para o almoço em família em Monte Alegre do Sul. Voltar para Campinas. Cantar parabéns para minha mãe.

Observações Finais

Apesar de todo cansaço, poucas horas de sono faria tudo de novo e farei em 22/07 e 04/11 se o tempo e compromissos familiares permitir (completando as etapas de 16k e 21k). A companhia deste pessoal é muito motivadora e altamente positiva. Organização da prova e do nosso coach impecável.

Agora é treinar para aumentar resistência e quilometragem sem preocupação de tempo pois o objetivo será, para este ano, finalizar as provas de 16k e 21k.

Resultado: 10km em 00:55:50 no ritmo de 5´:32

Nenhum comentário:

Postar um comentário