Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Track & Field Galleria


17 de junho de 2012
Campinas – Galleria Shopping


Não é fácil encontrar uma boa definição para  esta prova. Se tivesse terra ao invés de asfalto e um pouco mais de vegetação estaria dentro da categoria K alguma coisa. Poderia lembrar treinos em Joaquim Egídeo. É uma corrida, pelo menos nos 10k, para gente grande, acostumado a desafios e que esteja bem preparado.


O domingo apareceu com um sol brilhante, céu azul e um pouco frio. Típico de junho. Ideal para uma corrida.

Correr é um exercício de abstinência. Não adianta só tratar da musculatura. Tem que ter alimentação balanceada, cabeça tranquila e sono adequado. Não tive nada disso na noite anterior. Fui a uma festa e passei vontade: bebidas, salgados, DJ e um som muito bom mas a cabeça na corrida, preocupado em dormir e ter as horas necessárias para manhã seguinte estar bem.

Acordei com sono e por alguns segundos a mente trabalhou contra. Aquela voz que fala para você dormir mais um pouco, para que sair da cama às 6 da manhã, é domingo. Se você não levanta em segundos, a tentação pode ceder.

Família e agregados dormindo (aproveitaram a festa junina no condomínio) e eu preparando meu café e tostadas. Acostumei com esta refeição e não troco por outra. Pelo menos para 10k tem me dado a energia necessária. Não dá para arriscar novidades sem experimentar antes. Esta é uma lição importante em provas.


Fui cedo para o Galleria pois sempre encontro amigos e é gostoso deixar o papo em dia, dar umas boas risadas e relaxar antes da prova. E claro que temos que registrar os momentos. Fotos sempre que possível para provar que realmente levantamos cedo, algumas vezes passamos frio mas registrar a alegria de estar com amigos sacrificando um pouco de sono para curtir a sensação de estar em uma prova.



Na Tenda do Clube da Corrida peguei número e chip, mais conversa, fotos, hidratação e frutas. Tiramos a foto oficial e fizemos nosso aquecimento.


Como já mencionado, a prova é muito difícil. O percurso é de subidas e descidas algumas bem acentuadas fazendo com que o corredor tenha um controle sobre a corrida muito bom sabendo onde acelerar e onde economizar. Fiz o percurso de carro no dia anterior para me familiarizar e foi possível traçar as metas para cada trecho imaginando onde ficaria cansado, como abastecer de água, etc. No ano passado fiz os 5K e este trecho já sabia bem como administrar.

Diferentemente da corrida do ano anterior, a largada foi de outro ponto o que fez que largássemos na descida e a volta em subida não tendo o trecho de reta do estacionamento de baixo. Para quem faz 10k esta reta ajuda a recuperar para última subida.

Para esta prova fui tranquilo e já sabendo da dificuldade tratei-a mais como um bom treino sem preocupação de tempo.

Fomos para largada eu, Renato, Julio, Andrea, Olair e Luciano. Nesta hora dá um frio na barriga. Por mais que você ache que será um treino existe um bichinho interior que te leva a competir. Pode até ser um treino mas tem que ter um bom tempo também. Esta sensação permanece até a sirene da largada.
Largamos em descida, saímos do Galleria e enfrentamos as primeiras subidas até o protão do Alphaville 2.

Fizemos o primeiro quilômetro basicamente juntos. Júlio disparou, Luciano e Olair um pouco mais na frente e eu, Andreia e Renato logo atrás. Na primeira descida me distanciei de alguns, pois sabia que neste ponto deveria fazer o meu melhor tempo preparando-me para uma subida de um quilômetro no sentido inverso. Logo os seis se separaram cada um com o seu ritmo e suas estratégias.


Este 1K de subida é forte. Segurei e mantive um ritmo confortável sabendo que teria em seguida quase 1K de reta e descida forte. Se tivesse parado nos 5K teria feito um bom tempo, talvez o meu record em 5K. Mas fui para os 10K. Acabando a descida, e que descida, você se desloca em direção a estação Anhumas e volta no sentido contrário para pegar uma boa subida de praticamente 300m. É uma subida bem íngreme e tem que jogar o corpo para frente e aguentar. Vencido esta etapa varia entre descidas e subidas até o final da rua quando retornamos no sentido inverso. Novamente 100m de uma boa subida, variação de descidas e subidas até o quilômetro oitavo quando inicia uma grande descida (justamente o inverso dos 300m de subida), vira para direita para enfrentar uma reta com inclinação moderada em frente aos novos condomínios e novamente ligeira descida já do lado do Galleria Office para então “encarar” os 600m finais de inclinação total com um sopro de reta, já dentro do Galleria, antes da subida da chegada. Só de relatar fiquei cansado. Fiz todo este percurso economizando nas subidas e soltando o freio nas descidas. Na última subida (antes de entrar no Galleria) precisei dar 10 passadas caminhando para recobrar as forças e terminar a prova.

Apesar de todo esforço acabei inteiro e sem dores musculares. Assim que passei a linha de chegada me debrucei para respirar e vi o prefeito vindo na minha direção. Só podia ser miragem. Todo molhado cumprimentei e conversei com ele sobre a prova.

Mais uma respirada, força para abaixar e retirar o chip de controle (esta é a parte sempre difícil), pegar isotônico e frutas. A menina que estava entregando a medalha estendeu-a para mim mas falei para colocar no meu pescoço. Esta medalha é para ser entregue com apreço e não como uma simples peça decorativa . Acho que não gostou mas eu sim.

A organização da prova é muito boa e não faltou água, frutas e isotônicos. Na tenda do Clube da Corrida mordomia completa com frutas variadas, água, café e massagem.


Agora era só curtir e conversar com os amigos sobre o desempenho, as dificuldades e cumprimentar as feras do Clube pelos tempos alcançados.


Uma corrida única em dificuldade mas com um suporte muito bom. Um excelente início de domingo. Hora de arrumar as coisas, trocar a camiseta molhada, tirar o tênis e ir embora. Até a próxima, 15 de julho, 2ª Meia Maratona Amil com largada às 7:00 da manhã.

O tempo final dentro da minha proposição foi bom. Realmente não esperava muita coisa. Talvez se tivesse me aplicado mais não economizando tanto nas subidas poderia ganhar dois minutos. Mas acabei inteiro e pronto para o treino e segunda.

PS: alguns amigos me falaram após ver a foto que estou gordo. Não estou não, é a camiseta que é grande. 

Resultado: 10km em 00:58:06 no ritmo de 5´:50.

Um comentário:

  1. Grande Fili ... tá ficando bom !!! A meia será bacana ... percurso bom !
    Abraços,
    Fábio

    ResponderExcluir