Este é o meu último post do ano. Portanto hora de refletir sobre os objetivos traçados, conquistas, desafios e próximos passos.
No post de 18 de maio, após minhas duas primeiras corridas oficiais, os seguintes objetivos foram apontados:Objetivo 1
Sempre que estiver correndo, limpar a mente com: tá bom, vou parar, estou cansado, etc
Objetivo 2
Tenho que me divertir com a prova. Tem que ser algo que me traga estímulos.
Objetivo 3
Até 30/08/11: fazer provas de 5 km em tempo abaixo de 6 minutos
Meta de 5´:40 por km
A partir de 30/08/11: iniciar provas de 10 km em tempo entre 6 e 7 minutos
Sempre que estiver correndo, limpar a mente com: tá bom, vou parar, estou cansado, etc
Objetivo 2
Tenho que me divertir com a prova. Tem que ser algo que me traga estímulos.
Objetivo 3
Até 30/08/11: fazer provas de 5 km em tempo abaixo de 6 minutos
Meta de 5´:40 por km
A partir de 30/08/11: iniciar provas de 10 km em tempo entre 6 e 7 minutos
Posso afirmar que este objetivos foram alcançados. Olhando com a visão de hoje, posso dizer que são bem simplórios, mas na ocasião fizeram toda uma diferença. Hoje provas de 10k não são mais barreiras. Ainda tenho que me concentrar mais e encaixar um pace correto para chegar em um tempo melhor, mas tenho consciência que isto é questão de tempo e treinamento.
Alguns pontos merecem destaque:
1) Tenho que comentar que foi um ano que meu corpo sentiu muito também, principalmente, pés, joelhos, lombar, ciático, tendão .... como podem ver não sobrou muito né. O ciático ainda é meu problema e terei que iniciar o ano com massagens. Estas dores são reflexo da adaptação do corpo a corrida. Em cada momento o corpo foi sendo exigido e novos elementos foram acrescentados aos movimentos já convencionais. Revendo minhas primeiras corridas não tenho mais as mesmas dores. Quando apareceram foram reflexos de novos movimentos e adaptação do corpo. O mesmo quando pareceram corridas em aclive e declive e em momentos de velocidade. Sempre um ponto extra a ser adicionado, aprendido pelo corpo. Claro que a musculação e fisioterapias ajudaram em muito e fortaleceram o corpo para o objetivo de correr.
2) Outro ponto importante foram as amizades feitas durante este período principalmente depois de entrar no Clube da Corrida. Para isto não tem preço. È um pessoal alto astral. Seja com o pessoal do trabalho, dos Panga, do Clube da Corrida, das provas (quando encontramos vários amigos), da academia, é um número expressivo de novas amizades.
3) Foram 500k de treino e 100k de provas, sob chuva, frio e calor. Quinze provas sendo 3 de 5k, 3 de 6k, 2 de 7k, 2 de 8k e 5 de 10k. Dois pares de tênis Asics kayano.
4) Quatro quilos a menos no corpo. Graças não só a corrida mas também a musculação e nutricionista
Já pensando para 2012, um dos objetivos centrais será participar de corridas fora de Campinas. Não aguento mais correr em volta da Lagoa. Já treino lá. Quando aparece uma prova, psicologicamente por conhecer todo o local fica muito cansativo.
Quero muito baixar o tempo dos 10k. Para o ano, a ideia é ficar abaixo de 55 minutos (dois minutos a menos). Participar de provas de 16k (10 milhas) e quem sabe uma prova de 21k, mesmo que tenha que andar parte da mesma.
Para o ano mudo também a frase do Blog “Este blog foi criado para registrar meus passos para adentrar ao mundo das corridas. Servirá como testemunho da minha persistência ou não”, por considerar que este é um fator já ultrapassado. A corrida já entrou na corrente sanguínea e mostrou-se um ótimo elemento para o equilíbrio mental, saúde, forma física e convivência. Sem dizer que é um esporte que pode ser praticado a qualquer hora e lugar o que o torna extremamente flexível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário