Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Como atingir o mesmo objetivo de uma forma mais tranquila - Split Negativo

7 de dezembro de 2011
O que é entender o corpo. Nesta última quarta treinamos o mesmo percurso da Série Delta, mas fazendo uma corrida progressiva (split negativo). Começa correndo mais lento do o normal e à medida que avança vai aumentando o ritmo. Como estava chovendo, aproveitamos os dois primeiros km para aquecer e então aos poucos diminuir o pace.

Resultado: fiz o mesmo tempo que na corrida Delta, mas cheguei inteiro e sem necessidade de parar.
Pode-se considerar vários fatores: tempo - estava chovendo (o que tornou o treino muito prazeroso), alimentação (me alimentei da mesma maneira que faço numa corrida matutina), psicológico (no último km fiquei com a mesma ansiedade da corrida). O fato é que o esforço empregado nos primeiros km do dia da corrida com certeza consumiu energia do final como já descrevi. Neste caso não, tudo foi natural.



Matéria retirada do site da Runner´s World Brasil

Corredor é um bicho curioso. Tem suas manias, como qualquer tribo, e insiste nelas. Você se enquadra em uma delas?
Está nos manuais que o mais esperto é começar mais devagar uma prova e acelerar na segunda metade. O nome técnico da brincadeira se chama “split negativo”. Assim a corrida fica muito menos dura, as preciosas energias são reservadas para os momentos finais. Acelerar no início e administrar a vantagem no final é sempre mais dolorido. Quase todos sabem disso, mas pouquíssimos seguem o conselho. Por quê? Acho que, no fundo, não acreditamos na ciência. Quem garante que sobrará energia no final? Melhor mandar bala enquanto sobra oxigênio do que confiar na poupança futura. A sociedade de consumo não funciona mais ou menos assim? Não fazemos exatamente a mesma coisa com nossos salários?
Tabela comparativa: corrida Delta x treinamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário